Nossos Produtos
O cultivo de plantas medicinais, aromáticas e condimentares é uma atividade com forte apelo econômico e social, gerando emprego e renda na agricultura graças à elevada demanda de mão-de-obra.
Outra característica importante é a alta geração de renda em pequenas áreas, o que torna estes cultivos ideais para as pequenas propriedades rurais e os agricultores familiares.
Esta atividade tem capacidade de impulsionar o desenvolvimento de uma região inteira, pela necessidade do fortalecimento das relações de amizade e do cooperativismo.
Os produtores locais, organizados em associações ou cooperativas, podem negociar melhores preços e condições de produção junto ao setor industrial.
Neste ramo, em geral, predomina a venda antecipada, ou seja, a produção só inicia após o estabelecimento de um contrato de compra e venda, com normas e padrões de produção previstos na legislação, que devem ser seguidos tanto pelo produtor rural quanto pelo comprador da matéria-prima.
O mercado de plantas medicinais, aromáticas e condimentares, embora bastante específico, é amplo. Pode compreender ervanários, farmácias de manipulação, laboratórios farmacêuticos, atacadistas, programas de saúde das Prefeituras Municipais e das pastorais de saúde dos hospitais de medicina alternativa.
Atualmente, o Brasil produz apenas uma parte das plantas medicinais, aromáticas e condimentares consumidas no mercado interno, ou seja, muito ainda é importado. Isso mostra que há um grande espaço para ampliar a produção nacional dessas espécies.
Plantas Medicinais
São utilizadas em prevenção, alívio ou cura de doenças. Os usos são variados, desde chás caseiros até preparações farmacêuticas mais elaboradas, como pomadas e cremes. São produzidas em escala comercial para atender ao mercado de fitoterápicos.
Plantas Aromáticas
São espécies produtoras de óleos essenciais, a exemplo do eucalipto, da citronela e da menta. O óleo essencial é utilizado pela indústria para aromatizar cosméticos, produtos de higiene e de limpeza, bem como para realçar o sabor em bebidas, alimentos e na composição de alguns medicamentos.
Plantas Condimentares
São utilizadas para dar sabor, aroma e cor aos alimentos, tanto na culinária caseira como na indústria. Podem ser plantas com aromas bem característicos e conhecidos, como a pimenta-do-reino, ou quase sem aroma, mas facilmente perceptíveis devido à coloração que conferem aos alimentos, a exemplo do urucum.
Conheça todos os produtos que produzimos e comercializamos.
- Açafrão da Terra
.Nome Científico: Curcuma longa L.
.Descrição botânica: Planta de origem asiática, da família Zingiberaceae, herbácea, caducifólia, com raízes arredondadas, 10 cm de comprimento, coloração amarela intensa e muito aromática; folhas grandes e alongadas; flores pequenas, amareladas e dispostas em pequenos cachos.
.Usos: Aromático, condimentar e medicinal. - Alcachofra
.Nome Científico: Cynara scolymus L.
.Descrição botânica: Origem africana, família Asteraceae, pode ter até 1,8 m de altura; folhas grandes, recortadas, verde-esbranquiçadas; inflorescências grandes, tipo capítulos, envoltas por pequenas brácteas verdes, quando jovens e, posteriormente, com flores azuis-violeta.
.Usos: Alimentício e medicinal.
- Alecrim
.Nome Científico: Rosmarinus officinalis L.
.Descrição botânica: Planta de origem europeia, família Lamiaceae, arbusto com caule lenhoso e ramificado; folhas simples, curtas, de cor verde-escura na face superior e esbranquiçada na face inferior; flores pequenas, de coloração lilás-clara.
.Usos: Condimentar, aromático e medicinal. - Alfazema
.Nome Científico: Lavandula officinalis
.Descrição botânica: Planta de porte arbustivo, ciclo perene e que atinge até 1 metro de altura. As folhas são pequenas e lineares. Suas flores normalmente são de coloração rosa ou azul. Nas partes aéreas, possui glândulas aromáticas, concentradas principalmente nas flores.
.Usos: Condimentar, aromático e medicinal.
- Alho
.Nome Científico: Allium sativum
.Descrição botânica: Planta herbácea, com folhas alongadas, estreitas e cerosas, podendo atingir até 60 cm de altura, dependendo da cultivar. As bainhas das folhas formam um pseudocaule curto, em cuja parte inferior origina-se o bulbo
.Usos: Condimentar e medicinal. - Amora
.Nome Científico: Morus nigra
.Descrição botânica: Originária da China, os frutos das amoras são do tipo infrutescência, com cerca de 2 a 3 cm de comprimento e cor vermelho-escura, até negra, sendo um conjunto de pequenas drupas, cada uma com uma semente.
.Usos: Condimentar, aromático, cosmético e medicinal. - Calêndula
.Nome Científico: Calendula officinalis L.
.Descrição botânica: De origem europeia, família Asteraceae, planta anual com até 60 cm de altura, folhas alternadas, alongadas e brilhantes de cor verde-escura; flores vistosas, de coloração alaranjada, que se abrem no início da manhã; frutos curvos e com espinhos na parte interna.
.Usos: Medicinal e cosmético. - Camomila
.Nome Científico: Matricaria recutita L.
.Descrição botânica: De origem europeia, família Asteraceae, planta herbácea ereta; folhas alternadas, verde-claras, afiladas e lisas; inflorescência tipo capítulo com flores brancas e miolo proeminente de coloração amarela; sementes pequenas e leves.
.Usos: Aromático, condimentar e medicinal. - Capim Limão
.Nome Científico: Cymbopogon citratus
.Descrição botânica: Originária do sul da Índia e do Sri-Lanka, família Poaceae, herbácea de até 2 m de altura, caule curto formando touceira; folhas verde-escuras, estreitas e alongadas, de textura áspera e cortante; inflorescências grandes, com flores pequenas esbranquiçadas.
Usos: Medicinal, aromático e condimentar. - Carqueja
.Nome Científico: Baccharis trimera
.Descrição botânica: Nativa do Brasil, família Asteraceae, arbusto ereto, ramificado, com até 80 cm de altura; ramos sem folhas definidas, triangulares, de cor verde-clara; flores pequenas, amarelas e organizadas em capítulos no final dos ramos; fruto do tipo aquênio.
Usos: Medicinal. - Carrapicho
.Nome Científico: Desmodium adscendens
.Descrição botânica: Espécie nativa, da família Poaceae. Comum em quase todo território nacional. É uma planta anual, herbácea, cujas folhas apresentam bainhas compridas, geralmente lisas ou pouco pilosas com margens cortantes. A inflorescência é verde-amarelada em forma de cacho, onde se encontram invólucros esverdeados que envolvem as espiguetas. Em cada invólucro, há cerdas rígidas e ásperas o que dá um aspecto de coroa à inflorescência. Os frutos tem forma espinhosa com pigmentação violácea.
Usos: Medicinal. - Cavalinha
.Nome Científico: Equisetum arvense L.
.Descrição botânica: Originária da Europa, família Equisetaceae, erva com até 65 cm de altura, rizomas simples, avermelhados e bainhas castanhas, caules laterais ocos, verdes, com pequenos ramos estéreis inseridos de dois em dois, textura levemente áspera e cor verde-clara.
Usos: Medicinal. - Cebola
.Nome Científico: Allium cepa
.Descrição botânica: Apresenta flores tubulares ocas, cilíndricas e sua parte aérea pode alcançar até 60 cm de altura. O bulbo tunicado, produto comercial, é um caule subterrâneo, formado pelas bainhas carnosas das folhas, que se sobrepõem umas as outras e são recobertas, exteriormente, por escamas secas de coloração amarelada, roxa ou branca, segundo a variedade. O caule verdadeiro reduz-se a um disco comprimido, na base do bulbo, de onde partem folhas e raízes.
Usos: Condimentar. - Cebolinha
.Nome Científico: Allium schoenoprasum
.Descrição botânica: Planta de textura herbácea, aparentada com a cebola (Allium cepa). Os bulbos da cebolinha são brancos e alongados e suas folhas são verdes, compridas e cilíndricas, como tubos ocos, inflados desde a base.
Usos: Condimentar. - Chapéu de Couro
.Nome Científico: Echinodorus grandiflorus
.Descrição botânica: Planta aquática com pedúnculo longo, em média 94 cm de comprimento. Inflorescência com ramifiicação rosulada, flores alvas no início da floração.
Usos: Medicinal. - Crisantelum
.Nome Científico: Chrysantellum americanum
.Descrição botânica:
Usos: - Dente de Leão
.Nome Científico: Taraxacum officinale
.Descrição botânica: planta herbácea e perene, originária do continente europeu e mais comumente conhecida como uma erva daninha, de distribuição cosmopolita. As folhas do dente-de-leão são uma fonte interessante de vitaminas A, B e C, sendo também ricas em ferro e potássio.
Usos: Medicinal. - Equinácea
.Nome Científico: Echinacea purpurea
.Descrição botânica: É um género de plantas herbáceas perenes pertencente à família Asteraceae, constituído por nove espécies validamente descritas. As espécies integrantes apresentam as flores compostas típicas das asteráceas, com inflorescências vistosas em flor desde o fim da Primavera ao fim do Verão.
Usos: Medicinal. - Erva Doce
.Nome Científico: Pimpinella anisum L.
.Descrição botânica: Originária do Egito, família Apiaceae, caule ereto, oco, com até 50 cm de altura; folhas de formatos variados (polimorfas), compostas por folíolos finos, alongados e de cor verde-clara; flores brancas, dispostas em cachos circulares denominados umbelas.
Usos: Aromático, condimentar e medicinal. - Erva Mate
.Nome Científico: Ilex paraguariensis
.Descrição botânica: Árvore perenifólia, heliófita, espécie clímax tolerante à sombra. Sua altura atinge até 25m e seu diâmetro até 90 cm. A erva-mate é nativa do Brasil e praticamente a metade da matéria-prima advém de ervais considerados nativos, ou seja, ervais cujas plantas se desenvolveram em ambientes de florestas nativas.
Usos: Medicinal. - Escovinha
.Nome Científico: Centaurea cyanus
.Descrição botânica:
.Usos: - Espinheira Santa
.Nome Científico: Maytenus ilicifolia Mart. ex Reissek.
.Descrição botânica: Árvore nativa do Brasil, família Celastraceae, até 5 m de altura; folhas verde-escuras, margem com espinhos; flores pequenas, branco-esverdeadas; frutos pequenos, arredondados e, quando maduros, de coloração entre alaranjada e vermelha.
Usos: Medicinal. - Feijão
.Nome Científico: Phaseolus vulgaris
.Descrição botânica: Feijão é um nome comum para uma grande variedade de sementes de plantas de alguns gêneros da família Fabaceae. Proporciona nutrientes essenciais como proteínas, ferro, cálcio, vitaminas, carboidratos e fibras.
Usos: Agroalimentar. - Funcho
.Nome Científico: Foeniculum vulgare
.Descrição botânica: Fruto oblongo, inicialmente verde-azulado, de formato oval a oblongo, glabro, achatado de um lado e convexo no outro, composto de dois aquênios de 3 a 4 mm de comprimento por 1 a 2 mm de largura, com estrias longitudinais. Quando maduros, os diaquênios adquirem coloração pardo-amarelado. A planta cresce cerca de 1,3 a 2,0m de altura.
Usos: Medicinal. - Gengibre
.Nome Científico: Zingiber officinale Roscoe.
.Descrição botânica: Planta de origem asiática, família Zingiberaceae, com até 1,5 m de altura, rizoma vigoroso; folhas alternadas, alongadas, verde-escuras, com parte inferior da nervura central esbranquiçada; inflorescências com flores pequenas, separadas dos ramos foliares.
Usos: Condimentar e medicinal. - Hibisco
.Nome Científico: Hibiscus sabdariffa
.Descrição botânica: Pertencente à família botânica Malvaceae, é um arbusto anual, nativo dos continentes africano e asiático, e encontra-se distribuído nas regiões tropicais e subtropicais de ambos os hemisférios, tornando-se naturalizado em muitas áreas das Américas.
Usos: Medicinal. - Louro
.Nome Científico: Laurus nobilis
.Descrição botânica: Árvore que pode chegar até 20 metros de altura, folhas vistosas, coriáceas e com odor muito característico, por isso são muito usadas na culinária. O seu fruto é do tipo baga e quando maduro tem cor negra. Além disso a madeira dessa árvore é de excelente qualidade.
Usos: Condimentar. - Macela
.Nome Científico: Achyrocline satureioides (Lam.) DC.
.Descrição botânica: Nativa do Brasil, família Asteraceae, herbácea com até 1 m de altura; caule, ramos e folhas cobertos por pelos esbranquiçados; folhas estreitas e alongadas; flores pequenas, amarelo-claras, em número de 5 a 10, reunidas em inflorescências terminais.
Usos: Aromático e medicinal. - Malva
.Nome Científico: Malva sylvestris
.Descrição botânica: Planta herbácea da família Malvaceae que inclui aproximadamente 30 espécies. O género distribui-se geograficamente pelas regiões tropicais, subtropicais e temperadas de África, Ásia e Europa. As suas folhas são alternadas, lobadas e palmadas.
Usos: Medicinal. - Manjericão
.Nome Científico: Ocimum basilicum L.
.Descrição botânica: Planta de origem asiática, família Lamiaceae, herbácea, com até 60 cm de altura; folhas opostas, ovaladas, grandes e de coloração verde-brilhante; flores brancas, pequenas, reunidas em inflorescências terminais.
Usos: Aromático, condimentar e medicinal. - Manjerona
.Nome Científico: Origanum majorana
.Descrição botânica: As folhas são simples, opostas, ovaladas ou arredondado-elípticas, verde-acinzentadas e pilosas na face inferior e mais escuras e lisas na face superior. Os pecíolos são curtos e pilosos e possuem aroma forte e agradável.
Usos: Condimentar. - Maracujá
.Nome Científico: Passiflora sp
.Descrição botânica: São plantas trepadeiras herbáceas ou lenhosas, podendo atingir de 5 m a 10 m de comprimento. Dependendo da espécie, as folhas, flores e frutos apresentam vários formatos, cores e tamanhos. As flores são hermafroditas, grandes, vistosas e protegidas na base por brácteas foliares.
Usos: Aromática, Medicinal e Cosmético. - Maracujá Incarnata
.Nome Científico: Passiflora incarnata
.Descrição botânica: Trepadeira arbustiva, espontânea na América tropical, desde o Sul dos Estados Unidos da América e México até ao Brasil, hoje cultivada na região mediterrânica, nos Estados Unidos da América e Índia. Em Portugal, é cultivada para a obtenção de frutos.
Usos: Medicinal. - Melissa
.Nome Científico: Melissa officinalis L.
.Descrição botânica: Planta de origem europeia, família Lamiaceae, erva com até 30 cm de altura; folhas com formato ovalado e nervuras bem marcadas, bordas dentadas, coloração verde-clara; flores brancas pequenas.
Usos: Aromático, condimentar e medicinal. - Menta
.Nome Científico: Mentha sp
.Descrição botânica: Uma planta herbácea e bem adaptada ao clima subtropical. As folhas são ovais, de cor verde-clara, bordas serrilhadas ou sinuosas e conhecida como hortelã-das-hortas. É é uma planta herbácea e as folhas têm forma alongada e cor verde-clara.
Usos: Aromático e medicinal. - Orégano
.Nome Científico: Origanum vulgare L.
.Descrição botânica: De origem mediterrânea, família Lamiaceae, arbusto de pequeno porte com 40 a 60 cm de altura; folhas ovaladas, textura macia, cor verde-escura; inflorescências com pequenas flores brancas, rosas ou violetas.
Usos: Condimentar, aromático e medicinal. - Papoula
.Nome Científico: Eschscholzia californica
.Descrição botânica: Uma flor da família das Papaveraceae, abundante no hemisfério norte, cultivada para ornamento, ópio ou comida. Com relação a sua reprodução, o ovário da papoila localiza-se acima do receptáculo inserindo-se os estames e pétalas abaixo dele.
Usos: Medicinal. - Pata de Vaca
.Nome Científico: Bauhinia forficata Link.
.Descrição botânica: Nativa do Brasil, família Fabaceae, árvore com até 9 m de altura, tronco tortuoso e ramificado; folhas alternadas, simples, com dois lóbulos, semelhantes à pata de uma vaca; flores com até 10 cm de comprimento e estames alongados. Plantas jovens possuem espinhos.
Usos: Medicinal. - Pitanga
.Nome Científico: Eugenia uniflora
.Descrição botânica: É um fruto da pitangueira, dicotiledônea da família das mirtáceas. Tem a forma de bolinhas globosas e carnosas, de cor vermelha, laranja, amarela ou preta. Na mesma árvore, o fruto poderá ter desde as cores verde, amarelo e alaranjado até a cor vermelho-intenso, de acordo com o grau de maturação.
Usos: Medicinal e aromático. - Quebra Pedra
.Nome Científico: Phyllanthus niruri
.Descrição botânica: Planta herbácea, anual,ereta, esverdeada, ramulos peniformes de folhas alternas, ovaladas glabras, flores solitárias, esverdeadas, nas axilares dos folíolos. Comum na America Tropical.
Usos: Medicinal. - Salsinha
.Nome Científico: Petroselinum crispum
.Descrição botânica: Uma planta herbácea bienal, podendo-se também cultivar como anual. Nativa da região mediterrânica central, naturalizada em toda a Europa e amplamente cultivada como condimento ou hortaliça.
Usos: Condimentar. - Sálvia
.Nome Científico: Salvia officinalis L.
.Descrição botânica: De origem mediterrânea, família Lamiaceae, arbusto com 30 a 40 cm de altura; folhas alongadas, de coloração entre o verde-claro e o acinzentado, textura levemente rugosa e bastante aromática; flores de coloração entre branco e violeta.
Usos: Medicinal e condimentar. - Sete Sangrias
.Nome Científico: Cuphea carthagenensis
.Descrição botânica: É originário da América Central e do Sul, desde o México até o Uruguai. Reproduz-se por sementes, preferindo solos arenosos, úmidos, férteis e ricos em matéria orgânica. Floresce quase o ano todo, sendo a época de maior florescência os meses de junho e julho.
Usos: Medicinal. - Tanchagem
.Nome Científico: Plantago major L.
.Descrição botânica: Oriunda do norte da Europa, família Plantaginaceae, erva com 15 cm de altura; folhas reunidas em roseta, largas e alongadas; flores pequenas, marrom-esverdeadas, reunidas em longas inflorescências; sementes numerosas, pequenas, de cor creme.
Usos: Medicinal. - Tomilho
.Nome Científico: Thymus vulgaris
.Descrição botânica: É um subarbusto aromático da família das labiadas. Tal subarbusto apresenta folhas pequenas, lineares ou lanceoladas, e flores róseas ou esbranquiçadas.
Usos: Condimentar e aromático.